Ensaios Sinteticos
Associação Brasileira de Normas Técnicas PROVA DE CARGA DIRETA SOBRE TERRENO DE FUNDAÇÃO
Procedimento
02.322
NBR 6489
DEZ / 1984
1. OBJETIVO
Esta Norma fixa as condições gerais a satisfazer nas provas de carga sobre terreno, para fins de fundação por sapatas rasas (1), assim como as informações que devem constar do registro da mesma.
2. INSTALAÇÃO E APARELHAGEM PARA A PROVA DE CARGA
Par a instalação de uma prova de carga direta deve-se proceder como segue:
a) a cota da superfície de carga deverá, sempre, ser a mesma que a das eventuais bases das sapatas de futura fundações.
b) a placa para aplicação das cargas ao solo deverá ser rígida, e terá uma área m², será colocada sobre o solo em seu estado natural e devidamente nivelado, ocupando a área total do fundo de um poço. A relação entre a largura e a profundidade do poço para a prova, deve ser a mesma que entre a largura e a profundidade da futura fundação.
c) ao abrir-se o poço, todos os cuidados serão necessários para evitar alteração do grau de umidade natural e amolgamento do solo na superfície de carga.
d) em torno da placa de prova (ou poço) o terreno deverá ser aplainado, e não deverão existir cargas aplicadas a ele dentro de uma faixa de largura, pelo menos igual ao diâmetro ou lado da placa.
e) o dispositivo de transmissão de carga deve ser tal que a mesma seja aolicada verticalmente, no centro da placa, e de modo a não produzir choques ou trepidações. É aconselhado o uso de macaco hidráulico munido de bomba e manômetro devidamente aferidos, reagindo contra uma carga de reação (caixão carregado, ancoragem, etc.)
Origem: ABNT – NB-27/68
CB-2 – Comitê Brasileiro de Construção Civil
CE-2:04.08 – Comissão de Estudo de Projeto e Execução de Fundações
SISTEMA NACIONAL DE
METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO
E QUALIDADE INDUSTRIAL ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE NORMAS TÉCNICAS
Palavras - chave: fundação.