economia carrefour
OS IMPACTOS QUE A NÃO OBSERVÂNCIA DA ÉTICA PROVOCA NA SOCIEDADE:
O contador e a ética nas organizações
Belo Horizonte
2014
OS IMPACTOS QUE A NÃO OBSERVÂNCIA DA ÉTICA PROVOCA NA SOCIEDADE:
O contador e a ética nas organizações
Trabalho apresentado à disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação II, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Ciências Contábeis, do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Diante da sociedade com seus recursos escassos e os desejos do homem ilimitados, este presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como a Economia traça as melhores estratégias para definir o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir, e os impactos que a má administração dos recursos provoca na sociedade.
Visando isso, a seguir será demonstrada a fraude ocorrida de 2005 a 2009, na empresa Carrefour que, por sua vez, obteve um rombo no valor de 1,2 bilhões de reais em sua receita e os impactos que a má administração provoca na sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
A economia estuda o maior problema das sociedades, a escassez. Viceconti (2008) define economia como “[...] a ciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.”
E também:
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. (VASCONCELLOS, 2010, p. 3)
A ferramenta que é utilizada para ilustrar o problema econômico é a curva de possibilidade de produção, que demonstra que podem produzir dois bens diferentes, mas que irão deixar de produzir mais de um para poder produzir o