Economa
Oligopólio é um tipo de estrutura de mercado constituída por um pequeno grupo de empresas que detém o controle da oferta de determinados produtos; pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).
Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.
No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas.
Oligopólio Perfeito (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista; os produtos são homogêneos (substitutos perfeitos) como, por exemplo: indústria de cimento, alumínio, aço, etc. É a chamada “solução de monopólio”.
Oligopólio Imperfeito (cartel imperfeito): existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder. Os produtos são diferenciados como, por exemplo: indústria automobilística, de cigarros, informática, etc.
A empresa A produz pão de queijo da marca Sabor Mineiro e trabalha sob o regime de franquia. Mensalmente a empresa A paga à empresa B, franqueadora da marca, a taxa de franchising, que corresponde a uma quantia fixa, independentemente de apresentar alguma produção ou não. Discuta como essa taxa afetaria os custos fixos, marginais e variáveis da empresa.
O custo total CT , é