econbras01

12041 palavras 49 páginas
Economia Brasileira II
- Desenvolvimento é crescimento com transformações estruturais.
Brasil: padrões de comportamento da economia brasileira: a era desenvolvimentista (1950-1980) e depois (1980-2003 e 2004-2008)

+30 a 80
- Padrão de industrialização induzido pelo Estado, sobretudo a partir de 50.
- Crescimento consequente conseguirá superar dificuldades ; oportunidades de investimento muito grandes ; burocracia estatal voltada para prover insumos para o setor privado.
- Gigantesca crise internacional, explode dívida brasileira e gera hipertrofia do terciário urbano(crescimento da informalidade e do subemprego)

- Principais Interpretações sobre o processo de desenvolvimento

1) Até 1980
- Industrialização por subst. de importações
- Mercado interno dinamizado por renda concentrada e modelo tripartite.
- Dinâmica cíclica.
2) Depois de 1980
- Estagnação por restrições externas e retração do Estado (Campo Desenvolvimentista)
- Estagnação por ausência ou insuficiência de reformas (campo neoliberal)

- Desenvolvimento econômico é a interação entre ritmos de crescimento do PIB e dos investimentos com a transformação na composição setorial da ocupação e da produção, progresso técnico que vai gerar aumento da produtividade.

+ Território e População
- Em 1930 uns 70% dos brasileiros viviam no campo. Com a industrialização e a correspondente urbanização em 1980 só um terço, em 2010 um sexto.
- Nao mudou a extensao territorial, sao os mesmos 8,5 milhões de kms quadrados, o quinto maior país do mundo em extensão.
- Num contexto de baixa renda média e de pobreza familiar, e de falta de planejamento urbano e escassez de direcionamento de recursos públicos, a acelerada migração rural-urbana e a acomodação dos milhões de novos brasileiros que nasciam todos os anos nas proprias cidades se deu forma desordenada e socialmente muito injusta.

+ Dotação de recursos
- Abundancia de terras e de recursos energéticos ( salvo petróleo até recentemente)

Relacionados