Ecologia
Assim, é fundamental uma mudança na cultura e atitude dos indivíduos, de forma a tentar reverter ou ao menos deter este processo, assumindo responsabilidades diante de si mesmo e do planeta. Esta nova postura é chamada de cidadania sustentável.
O cidadão sustentável: compreende que suas ações repercutem e interferem na qualidade de vida de outras pessoas, na comunidade e no meio ambiente; compreende que suas ações repercutem e interferem na qualidade de vida de outras pessoas, na comunidade e no meio ambiente; é consciente de que, através de sua condição de consumidor, é capaz de influenciar no rumo da economia, buscando opções mais sustentáveis; como fabricante ou prestador de serviços, compreende a amplitude do serviço e dos produtos que oferece à sociedade; conhece seus direitos e seus deveres, e não espera unicamente por mudanças a partir de governos e empresas. Ele “faz” acontecer, se mobiliza, organiza e busca o melhor para si e seus semelhantes;
Por que consumir ou fabricar produtos mais ecológicos?
O consumo e uso de produtos ecológicos, nos diversos níveis possíveis –como alimentos, vestuário, mobiliário, materiais de construção etc.- tem dois objetivos principais: a) garantir saúde e melhor qualidade de vida para o próprio consumidor; e b) estimular um novo modo de vida, consumo e produção na sociedade, mais harmonioso, justo e que recupere e preserve recursos para as gerações atuais e futuras.
Como viver de forma mais sustentável?
Viver causando o mínimo de impacto sobre o meio ambiente depende principalmente de nós mesmos e das escolhas que fazemos diariamente.
A seguir, algumas recomendações para todos interessados em melhorar a própria qualidade de vida e