Ecologia
Este trabalho tem por objetivo conceituar biodiversidade, conservação e extinção e apresentar as principais espécies de animais ameaçadas de extinção, bem como técnicas de conservação das espécies. tanto
A vida na Terra faz parte de um grande sistema, sendo este interdependente, ou seja, os seres estão permanentemente interagindo, seja entre si, com outros seres e com os componentes abióticos do planeta (atmosfera, oceanos, água doce, solos e rochas). Segundo Pereira (2002, p.20), costuma-se separar os sistemas em biótico (plantas, animais e microorganismos) e abiótico (atmosfera, solo e água), sendo que a água faz parte de ambos os sistemas. É preciso considerar que a espécie humana, a qual pertencemos, é totalmente dependente da biosfera, fator pela qual deve lutar pela preservação dos seres, visto que cada espécie tem seu papel neste grande sistema. Segundo Milano, (Prefácio, 1992), conservar a biodiversidade não é apenas proteger a vida silvestre dentro de reservas naturais, mas também, salvaguardar os sistemas naturais da Terra, que sustentam nossa vida, purificar as águas, reciclar o oxigênio, o carbono e outros elementos essenciais, manter a fertilidade do solo, proporcionar alimentos (provenientes da terra, rios e mares), produzir medicamentos e preservar a genética, importante para a melhoria de culturas e rebanhos.
Segundo Milano (1992, p1), “a contínua perda da biodiversidade é um indício revelador do desequilíbrio entre as necessidade humanas e a capacidade da Natureza”.
Milano “Podemos entregar à próxima geração um mundo rico em possibilidades ou um mundo despojado; mas o desenvolvimento social e econômico só será bem sucedido com a primeira opção”.
2 BIODIVERSIDADE
Para entendermos melhor o objetivo deste trabalho, faz-se necessário conceituar Biodiversidade. Segundo Milano (1992), “ Biodiversidade é o total de gens, espécies e ecossistemas de uma região”. De acordo com Milano(1992), a Biodiversidade