Ecologia
Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente; o estudo das conexões que compõem a Vida em nosso planeta. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. A Ecologia mudou o foco dos organismos para os ecossistemas. Mas organismos também são ecossistemas para organismos menores, e, ao longo de bilhões de anos, inúmeras espécies se organizaram de forma tão coesa e interdependente que o sistema como um todo se assemelha a um grande organismo. Na natureza não existem hierarquias, somente redes dentro de redes; não existem partes independentes, mas uma teia inseparável de relações.
A Ecologia pode estudar:
as relações que um bando de Bugios tem com os outros seres da floresta; a influência do clima sobre todos os organismos da floresta; a influência das florestas neotropicais sobre o clima; a influência da ação do ser humano sobre o clima de todo o planeta.
Mercado de trabalho
"O mercado para o ecólogo está cada vez mais aquecido por causa da crescente preocupação com a sustentabilidade na exploração de recursos naturais e das exigências de uma legislação ambiental bastante rigorosa", diz Maria Inez Pagani, coordenadora do curso de Ecologia da Unesp, em Rio Claro. Apesar da concorrência com outros cursos da área ambiental, a coordenadora salienta que o bacharel se destaca por uma formação que envolve o conhecimento aprofundado dos aspectos biológicos, sociais, econômicos e políticos da ecologia. Ele pode atuar em qualquer instituição, na esfera pública ou privada. Boa parte trabalha na consultoria de projetos de licenciamento ambiental e na elaboração de relatórios de impacto ambiental. No setor público, órgãos como Ibama, ANA (Agência Nacional de Águas), ICMBio, o Instituto Florestal, Ministério do Meio Ambiente e Departamento Nacional de Produção Mineral costumam abrir vagas para o bacharel.
Resumindo: Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos