Ecologia
Assunto: ecologia
Prof. enrico blota
Biologia
Ecologia
Introdução e níveis tróficos
A Ecologia é a área da Biologia que estuda o ambiente nos aspectos físico, químico e biológico. Podemos também definir Ecologia como sendo o estudo das interações entre os seres vivos e destes com o ambiente. A palavra foi criada pelo biólogo alemão, discípulo de
Darwin, E. Haekel, em 1866, para designar a ciência das relações do organismo com o meio ambiente. BIOSFERA - Espaço ambiental terrestre em que existe vida. É a esfera da vida.
ESPÉCIE- Formam uma mesma espécie aqueles organismos capazes de reproduzir e formar descendentes férteis. É nativa quando for de uma região de origem, ou exótica quando for invasora e/ou introduzida pelo homem.
POPULAÇÃO - É o conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vivem em um território, cujos limites são geralmente os da biocenose da qual esta espécie faz parte.
BIOTA, COMINIDADE OU BIOCENOSE – Conjunto de seres vivos (populações diversas) de um mesmo biótopo em equilíbrio.
BIÓTOPO - Espaço limitado onde vive uma biocenose. Leva-se também em conta o ambiente físico (solo, por exemplo) e os fatores abióticos presentes no ecossistema (umidade, temperatura...). ECOSSISTEMA - A biocenose e seu biótopo constituem dois elementos inseparáveis que reagem um sobre o outro, para produzir um sistema mais ou menos estável que recebe o nome de ecossistema.
Biologia – Prof. Enrico Blota
BIOMA – Comunidade biótica que se caracteriza pela uniformidade fisionômica da flora e da fauna que a formam e se influenciam mutuamente. Ex. Floresta tropical, Floresta temperada, tundra...
FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS- Bióticos são os seres vivos de um ecossistema e abióticos
(não vivos) são fatores que, assim como os bióticos, também atuam no equilíbrio do ecossistema, como luz, umidade, pressão, temperatura, pH, entre outros.
HÁBITAT - Lugar onde vive uma espécie. Ex. Pássaros que habitam a copa de uma árvore em