ecologia
A compostagem é uma forma tratamento resíduos orgânicos. O processo de compostagem é um processo de reciclagem da parte orgânica do resíduo sólido urbano. Nos aterros, o processo de decomposição é anaeróbio em razão da escassez de ar dentro das células, no processo de compostagem ocorre uma digestão aeróbia do resíduo orgânico.
Este processo pode ocorrer em usinas de compostagem são também usinas de triagem ou de reciclagem de matérias inorgânicos, pois existe a necessidade de separação prévia dos materiais inorgânicos, pois existe a necessidade de separação prévia dos materiais inorgânicos. Assim, uma usina de compostagem e reciclagem trabalham com as seguintes etapas: Fossos ou pátios de recebimento e estocagem.
Recolhimento manual em esteira e ou separação automatizada
Trituração
Compostagem
Peneiramento
Os materiais inorgânicos são separados por classes (vidros, latas, etc) e vendidos ao mercado. A trituração tem por objetivos dar maior homogeneidade ao material, o que facilita a formação das leiras. Apesar de muitas unidades possuírem sistemas de trituração (moinhos de martelos, shred-ders ou moinhos de bolas), elas eventualmente não os utilizam, pois é praticamente impossível separar todo o material inorgânico nas esteiras, ficando o material inorgânico nas esteiras, ficando o material orgânico contaminado. Essa contaminação é parcialmente eliminada no peneiramento após a compostagem, mas se o material for triturado antes a eficiência do peneiramento diminui consideravelmente. O material inorgânico que fica retido na peneira não possui qualidade para ser reciclado e é destinado ao aterro.
De uma forma geral, cerca de 50% do material que chega a usina retorna ao aterro sanitário.
O processo de compostagem é essencialmente composto por duas etapas:
I – Etapa ativa de degradação
II – Fase de maturação e humidificação da matéria orgânica.
O processo de digestão aeróbia, desenvolvido por uma população mista de microrganismo aeróbios