Ecologia
ECOSSISTEMAS
EAD
Professora Flávia Monteiro Coelho Ferreira
O QUE É ECOLOGIA?
É comum termos uma visão distorcida do que é ecologia, em função da abordagem corriqueira do termo ecologia pela mídia, e também pelo que é ensinado no ensino médio. Algumas das definições mais utilizadas de ecologia são "o estudo das interações dos seres vivos com o meio ambiente e entre si" ou então "o estudo dos ecossistemas". Estas definições são excessivamente abrangentes e definem muito pouco o que um ecólogo faz em seu trabalho. Por estas definições, não há uma diferenciação adequada entre o trabalho de um ecólogo e o de outro estudioso de ciências naturais, ou até mesmo de um leigo que se preocupa com as interações entre os seres vivos. (Schoereder, Ribas, Campos & Sperber).
O termo "Ecologia" foi criado por Haeckel (1869) em seu libro "Generelle
Morphologie des Organismen", para designar o estudo das relações de um organismo com seu ambiente. O conceito original evoluiu até o presente no sentido de designar uma ciência, parte da Biologia, e uma área específica do conhecimento humano que tratam do estudo das relações dos organismos uns com os outros e com todos os demais fatores naturais e sociais que compreendem seu ambiente.
Ricklefs (1973) define Ecologia como o “estudo da distribuição e abundância dos organismos bem como das interações entre eles”. Podemos considerar esta, como uma definição bastante completa do termo, que a grosso modo, representa onde cada espécie está localizada no planeta, quantos indivíduos são e como eles interagem entre si, com outras espécies e com o ambiente físico.
OS NÍVEIS DO SISTEMA ECOLÓGICO
A melhor maneira de entender o campo de estudo da ecologia moderna é utilizando-se do conceito de níveis de organização dos seres vivos (Odum, 1972).
Nestes, um arranjo hierárquico agrupa os seres vivos partindo de sistemas biológicos simples – genes - para biossistemas cada vez mais complexos – biosfera
-,