ECOLOGIA
Foi por volta de 1869, que o biólogo alemão , Ernst Haeckel, propôs pela primeira vez o termo ecologia, . Ecologia vem de duas palavras gregas : Oikós que quer dizer casa , e logos que significa estudo, literalmente conhecida como “estudo da casa”.
A ecologia estuda os seres vivos acima do nível do organismo individual. Estuda a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera.
1.1 Conceitos Básicos
Fatores bióticos: São os seres vivos.
Fatores Abióticos: São elementos presentes da natureza que não possuem vida.
1.2 A importância da Ecologia
É indiscutível a importância da ecologia, tendo em vista as atitudes do ser humano com o meio ambiente; sendo inevitável a exploração dos recursos naturais para a subsistência humana e fundamental que todos compreendam a importância da preservação tentando evitar os impactos ambientais e sérios prejuízos para o equilíbrio ecológico. Conscientizando a todos que a preservação da ecologia é questão de sobrevivência.
2. O ecossistema
Conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, e todas as interações desses organismos com o meio e entre si. São exemplos de ecossistema uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. A própria camada ao redor da Terra onde vivem todos os organismos vivos, chamada de biosfera, é considerada por alguns cientistas um único e enorme ecossistema. Os ecossistemas são formados pela união de dois fatores:
• Fatores abióticos - São componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes..
• Fatores bióticos - conjunto de todos os seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.
Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.
Biosfera: litosfera, hidrosfera e atmosfera.
2.1 A