ECOLOGIA Cantareira
Apresentação: om a constante industrialização do mundo globalizado, a preservação do meio ambiente vem sendo posta em segundo plano. Para que a formação de um arquiteto seja completa, é necessário ter total conhecimento das leis ambientais, para entender os limites de seus projetos.
É cada vez mais raro ver áreas verdes em espaços urbanos, principalmente em grandes metrópoles, como São Paulo. Quando elas existem demandam inúmeras medidas de preservação para se manterem intactas. Essas medidas consistem em transformar as áreas verdes em áreas de preservação permanente, e cria-se imunidade à vegetação.
O parque da Cantareira é um exemplo de uma mancha verde dentro de uma grande metrópole, por isso ela foi tombada. Outro motivo que ajudou a transformá-la em uma área de preservação permanente, foram os inúmeros benefícios que ela traz ao seu redor, como uma melhoria na qualidade do ar e o abastecimento de água de municípios ao redor, por conta de suas nascentes.
O parque contempla 38 municípios vizinhos, sendo que 12 deles são beneficiados pela água provida pelo parque. Os bairros com taxas de crescimento mais elevadas estão localizados na região do entorno no parque.
{Parada 9 – coco de dragão}
{Parada 6 – corte e aterro}
{Parada 10 – pico}
{Parada 7- cipó}
{Parada 5 – construção}
{Parada 3 – granito}
{Parada 4 – café}
{Parada 1araucária}
PARADA 1 Araucária s araucárias tem uma habilidade de reprodução muito grande, o que pode apresentar um problema para si mesma, logo para que seu broto não cresça em baixo da própria árvore , ela faz uma camada grosa com suas folhas. Quando há grandes chuvas, as gotas de água descem pelo tronco com uma força muito grande (fenômeno chamado run off) e quando encontram a terra acabam por ocasionar uma erosão (chamada Demoiselle).
Por ser uma árvore com ereção perfeita seu aproveitamento é de 100% , o que a levou à extinção por isso hoje em dia ela tem imunidade. Em seu topo há um equilíbrio estático que