BIOMA
VISITA AO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
Núcleo Pedra Grande
OBJETIVOS:
A visita teve como objetivos a complementação prática dos conteúdos teóricos ministrados em aula, de maneira interdisciplinar, proporcionando uma visão integrada sobre os diversos aspectos que envolvem a gestão, a caracterização e a ecologia de paisagens de um importante remanescente do bioma Atlântico no Estado de São Paulo.
Dentro dos conteúdos específicos de cada disciplina, podem-se destacar os seguintes objetivos específicos desta visita:
BIOMAS BRASILEIROS: Analisar a Composição Florística, Espécies Indicadoras, Estágio Sucessional e Caracterização de um remanescente de Floresta Ombrófila Densa.
ECOGEOGRAFIA: Discutir o papel, no contexto da paisagem, de um remanescente de vegetação e sua funcionalidade enquanto fragmento florestal numa matriz de paisagem urbanizada.
GESTÃO DE CONSERVAÇÃO:
Observar a aplicação dos aspectos legais que são pertinentes a uma unidade de conservação de proteção integral, bem como analisar os efeitos da fragmentação para fauna e flora, como efeito de borda e invasão por espécies exóticas. Caracterizar a estrutura da Unidade de Conservação de Proteção Integral e correlacionar com os aspectos da paisagem e do estágio sucessional da vegetação com os objetivos desta categoria de Unidade de Conservação.
CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
O Parque Estadual da Cantareira possui uma área de 7.916 hectares, tendo sua maior porção localizada na Zona Norte de São Paulo.
Constitui um importante remanescente de Mata Atlântica, sendo classificado como uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo e declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO.
Dividida em quatro núcleos, a visita de campo foi realizada no Núcleo Pedra Grande. Este foi o primeiro núcleo aberto ao público, em 1989. A extensão da trilha da