ECAPRO Sistemas de informação de RH
As organizações estão passando por mudanças e transformações a cada dia que passa. Seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos ou serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus processos internos, as organizações estão apresentando diferentes características em sua estrutura e em seus processos.
Veremos a seguir como essas alterações vem causando profundo impacto na sociedade e na vida das pessoas, através de três fases distintas: a Era de Industrialização Clássica, a de Industrialização Neoclássica e a ERA DA INFORMAÇÃO.
1. ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA
Cobriu o período entre 1900 e 1950. representa um período de meio século de intensificação do fenômeno da industrialização, que se iniciou com a Revolução Industrial. Nesse período, a estrutura organizacional típica caracterizou-se pelo formato piramidal e centralizador, departamentalização funcional, modelo burocrático, centralização de decisão no topo, estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento dos participantes.
A cultura organizacional era voltada para o passado. As pessoas eram consideradas recursos e de produção, como maquinas, equipamentos e capital. E por essa concepção, a administração das pessoas era tradicionalmente denominada Relações Industriais. O homem era ainda considerado um apêndice da maquina.
2 ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLASSICA
Durou de 1950 a 1990. teve seu inicio com o final da Segunda Guerra Mundial. Foi quando o mundo começou a mudar mais intensamente. A