Ebtida
EBITDA OU LAJIDA
2
Método de análise organizacional o Ebitda – Earnings Before Interest, Taxes, Dpreciation and Amortization (lucro antes dos juros, impostos sobre os lucro, depreciação e amortização), o qual usado isoladamente e sem critério, não é suficiente para analisar uma empresa.
3
Em termos bastante simples, essa questão resume a principal discussão que está ocorrendo neste momento em que os balanços têm sua validade contestada e os investidores relutam em comprar ações.
4
Qual é o melhor método de análise de uma organização? Contadores e investidores vêm debatendo se avaliar apenas o resultado operacional de uma organização é suficiente para determinar a qualidade do negócio.
5
Mais especificamente, o que os especialistas analisam é a capacidade do indicador Ebitda, caixa gerado pelos ativos utilizados na operação; de antecipar, sozinho, se uma organização vai bater a concorrência ou se vai falir.
6
Desde o começo dos anos 90, o Ebitda vem sendo cada vez mais utilizado na hora de analisar uma organização. O Ebtida mostra o potencial de geração de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais. O que se discute é até que ponto o Ebtida é suficiente como regra de decisão sobre o futuro de uma companhia.
7
O Ebtida não considera os gastos financeiros, indica quanto dinheiro os ativos operacionais de uma organização produzem. Há um grande espaço para interpretações entre o resultado operacional e o lucro líquido.
8
A estratégia de internacionalização das organizações, via aquisições no exterior, tornou a situação ainda mais complexa.
As formas de contabilizar depreciação, dívidas e impostos só são comparáveis dentro de um mesmo país.
9
Quando a economia se globaliza os mesmos números passam a mostrar informações muito diferentes. No Brasil, a depreciação dos ativos pode ser contabilizada em até dez anos, ao passo que nos Estados Unidos esse prazo é muito