ebola
Origem
A doença por vírus ebola é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e é provocada pelo ebola vírus. O nome da doença se origina a partir do primeiro surto registrado em 1976, em Yambuku, na República Democrática do Congo que fica s margens do rio Ebola.
Acredita-se que o reservatório natural seja o morcego-da-fruta, o qual é capazes de propagar o vírus sem serem afetados tendo também sido consideradas, as plantas os artrópedes e as aves. Sabe-se que a fábrica de algodão onde tiveram início os primeiros casos de surtos de 1976 e 1979 era o habitat de vários morcegos. Os humanos são afetados pelo contato direto com os morcegos ou com animais que foram infetados pelos morcegos. Uma vez estabelecida a infeção humana, a doença pode-se também disseminar entre determinada população. Transmissão
A transmissão ocorre apenas através de contato direto com o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infetada, inclusive durante o embalsamento de um cadáver, ou através de contato com objetos contaminados particularmente agulhas e seringas.
Pode também ser transmitido pela saliva, muco, vómito, fezes, suor, lágrimas, leite materno, urina e sémen.
Sinais e sintomas
Manifesta-se inicialmente por febre, garganta inflamada, dores musculares e dores de cabeça, vómitos diarreia e anorexia são também sintomas comum. A primeira manifestação de sintomas é de entre 8 a 10 dias, mais pode ocorrer entre 2 a 21 dias, estes sintomas acontecem antes da doença evoluir para fase hemorrágica, a evolução para sintomas hemorrágicos é um indicador do agravamento do prognóstico e a perda de sangue pode provocar a morte.
Prevenção
A prevenção envolve fundamentalmente precauções comportamentais equipamento de proteção individual e desinfeção. Evitar o contato com sangue ou secreções corporais infetadas, incluindo a dos mortos, detectar e diagnosticar a doença durante a fase inicial, uso de vestuário de proteção adequado, como máscaras, luvas,