ebola
Tipos
Existem seis subtipos do vírus Ebola. Sendo que os cinco mais conhecidos são:
EbolaZaire
Ebola-Sudão
Ebola-Costa do Marfim
Ebola-Bundibugyo
Ebola-Reston.
Foi descoberto recentemente uma sexta cepa do vírus, que teve os primeiros casos registrados na República Democrática do Congo.
Todos estes subtipos são encontrados na África, exceto o Ebola-Reston, que é encontrado somente nas Filipinas. O vírus Ebola-Reston também é o único subtipo que não vai causar doenças em seres humanos, uma vez que afeta apenas animais.
Causas
É possível contrair Ebola por meio do contato direto com os fluidos corporais de um animal infectado ou humano. Estes incluem sangue, saliva, sêmen, vômito, urina ou fezes.
SAIBA MAIS
Sete dicas seguras para baixar a febre
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, também é possível adquirir o vírus por lidar com um animal selvagem doente ou morto que tenha sido infectado. Há alguma evidência de que o vírus Ebola pode ser transmitido através do ar a partir de primatas não humanos para primatas não humanos, como de macaco para macaco. Não há estudos definitivos provaram isso, entretanto.
Uma pessoa infectada normalmente não se torna contagiosa até que desenvolva sintomas. Os membros da família são frequentemente infectados ao cuidar de parentes doentes ou mortos.
Profissionais podem entrar em contato com o vírus se não usarem equipamentos de proteção, como máscaras cirúrgicas e luvas. Ela não é altamente transmissível, basta diagnosticar o paciente e isolar.
Fatores de risco
Para a maioria das pessoas, o risco de contrair de Ebola é baixo. No entanto, as chances aumentam se você:
Visita áreas nas quais há surto de Ebola
Realiza pesquisas em animais, principalmente primatas originários da África ou Filipinas
Fornece assistência médica ou pessoal para pessoas infectadas
Prepara pessoas infectadas para o enterro, uma vez que os corpos das pessoas contaminadas ainda podem transmitir a