ebola
CURSO DE BIOTECNOLOGIA – 3º Período -Biotecnologia
DISCIPLINA: Microbiologia
Componentes:
Eva Lissiane
Thaís Maia
Vanessa de Sá
Ebola
Uma doença causada por um vírus de mesmo nome, e seu principal sintoma é a febre hemorrágica, que causa sangramentos em órgãos internos. O vírus é nativo da África, onde surtos esporádicos ocorrem ao longo de décadas. http://newsinfo.inquirer.net/
A doença é classificada como uma zoonose. Embora os morcegos frutívoros sejam considerados os prováveis reservatórios naturais do vírus ebola, ele já foi encontrado em gorilas, chimpanzés, antílopes e porcos. Os especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorra por meio do sangue e de fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes. Ciclo vírus Ebola
http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/08
O Ébola é um vírus a RNA. Consiste numa única molécula de RNA negativa enrolada, apresentando proteínas incorporadas responsáveis pela sua conformação. Pode ou não apresentar envelope. Pertence à família dos Filovírus, sendo todos eles vírus a RNA.
http://bepast.org/dataman/
Existem cinco espécies de vírus
Ebola:
Zaire ebolavirus, Sudão ebolavirus,
Bundibugyoebolavirus,
Restonebolavirus e Tai Forest ebolavirus , sendo o Zaire ebolavirus o que apresenta a maior letalidade, geralmente acima de 60% dos casos, e o Restonebolavirus ainda não foi identificado em humanos.
A principal diferença entre os diversos subtipos parece residir no gene que codifica para uma glicoproteína, que é considerada a possível responsável pela entrada do vírus nas células.
Há uma tendência natural deste vírus a evoluir, formando um sem número de subtipos, pois não tem capacidade de rever as suas cópias, o que leva à existência de delecções e alterações no genoma. Até o momento o vírus Ebola apresenta taxas de alteração ínfimas.
O