Ebola
Biologia
Vírus ebola
Porto Alegre 2014
Vírus ebola
O que é a febre hemorrágica ebola?
O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados.
A febre hemorrágica ebola é uma doença extremamente grave, frequentemente fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar até 90% - uma das mais altas do mundo. O atual surto, restrito ainda a países da África Ocidental (sobretudo Libéria, Serra Leoa e Guiné), tem uma mortalidade média de 60%. A doença afeta homens e outros primatas.
Quais são os sintomas?
Os sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias para aparecer após a contaminação. São sintomas do Ebola:
Febre acima de 38ºC;
Dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta;
Fraqueza e cansaço fácil;
Olhos avermelhados;
Diarreia e vômito com sangue;
Bolhas na pele;
Sangramento pelo nariz, ouvido, boca e região íntima;
Alterações cerebrais.
Como a doença surgiu?
A doença surgiu pela primeira vez em dois surtos simultâneos, em 1976: um deles, num vilarejo próximo ao Rio Ebola, na República Democrática do Congo; e outro, numa área remota do Sudão. A origem do vírus é desconhecida, mas os morcegos são considerados os seus mais prováveis hospedeiros na natureza.
Qual o tratamento indicado?
Ainda não há um tratamento ou vacina específica para conter o ebola. Mas existem vários procedimentos que tiveram resultados promissores em animais e podem ser testados nos seres humanos que estiverem nas zonas afetadas. Por enquanto, os profissionais de saúde limitam-se à hidratação dos pacientes, manutenção dos níveis de oxigênio e pressão sanguínea, além do tratamento de possíveis infecções.
Para conter o vírus, é necessário isolar o grupo que apresentar os sintomas, embora a infecção dependa de um contato muito próximo para