Ebola um Vírus Letal
GRADUAÇÃO: ENFERMAGEM 2014
INGRID VIDAL aNA LAURA manfredi
Mayara conde denis antunes
EBOLA – UM VÍRUS LETAL
Campos
2014
INGRID VIDAL
ANA LAURA MANFREDI
MAYARA CONDE
DENIS ANTUNES
EBOLA – UM VÍRUS LETAL
Pesquisa realizada sobre o vírus ebola, destinado ao trabalho da disciplina de Processo Saúde e Doença.
Docente: Elaine Aparecida
Campos
2014
EBOLA
O vírus têm cinco cepas (origem ou linhagem). O mais letal de todos eles é o chamado Zaire predominante na epidemia, que desde março de 2014 atinge a África Ocidental e é considerada a maior da história. Entre março e outro de 2014, quase cinco mil de pessoas morreram e a epidemia está longe de poder ser controlada. Segundo pesquisas, a OMS prevê apenas para 2015 a vacina para este vírus letal.
ORIGENS E ESTATÍSTICAS SOBRE O VÍRUS:
A primeira vez que o vírus ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo ao Rio Ebola, que dá nome a doença.
Morcegos frutígeros são considerados os hospedeiros do Ebola. A taxa de mortabilidade do vírus varia entre 25% e 90% dependendo da cepa.
Primeiramente o vírus foi associado a um surto de 318 casos de uma doença hemorrágica no Zaire (hoje República Dominicana do Congo) em 1976. Os 318 casos, 280 pessoas morreram rápidamente. Isso representa 88,5% sendo um índice muito alto de óbitos. No mesmo ano, 284 no Sudão também foram infectados com o vírus e 156 morreram. Existem cinco espécies do vírus Ebola:
•Bundibugyo
•Costa do Marfim
•Reston
•Sudão
•Zaire
Os nomes dados foram á partir de seus locais de origem. Quatro dessas cinco cepas causa morte em humanos. O Reston pode infectar humanos, mas nenhuma enfermidade ou morte foi relatada.
AGENTE ETIOLÓGICO
O vírus Ebola é um vírus RNA, da família Filoviridae e do gênero Filovirus. Este