Ebi 25 03 2015
Lucas 9:10-17
10. Ao voltarem, os apóstolos relataram a Jesus o que tinham feito. Então ele os tomou consigo, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida;
11. mas as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino de Deus, e curava os que precisavam de cura.
12. Ao fim da tarde os Doze aproximaram-se dele e disseram: "Manda embora a multidão para que eles possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem comida e pousada, porque aqui estamos em lugar deserto".
13. Ele, porém, respondeu: "Dêem-lhes vocês algo para comer". Eles disseram: "Temos apenas cinco pães e dois peixes — a menos que compremos alimento para toda esta multidão".
14. ( E estavam ali cerca de cinco mil homens ). Mas ele disse aos seus discípulos: "Façam-nos sentar-se em grupos de cinqüenta".
15. Os discípulos assim fizeram, e todos se assentaram.
16. Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.
17. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.
Vamos refletir:
1. Quais são as pessoas envolvidas e onde elas estão?
2. Quais são os fatos que se sucedem nessa passagem?
3. Porque Jesus foi para um lugar deserto? Diante disso, como podemos entender a sua atitude para com a multidão que o seguiu? De que forma isso se torna um ensinamento para nós?
4. No versículo 12, os discípulos demonstram uma preocupação genuína. Como Jesus responde a sugestão dos discípulos? Os discípulos entenderam o que Jesus quis dizer?
5. Existem situações semelhantes no nosso dia a dia, onde a solução pratica é não nos envolvermos com a solução do problema? O que Jesus nos ensina a fazer?
6. Como Jesus manifestou esse milagre da