Eames House Analise Critica Final
Eames House – Casa de Estudo Nº8
Analise critica de obra
Nome: Elitânia Duarte
Nome: Reinaldo Fernando Martins
Nome: Tálita Medina
6ºSemestre Turma: 018206B08
06/2015
São Paulo
Sumário
Introdução 2
Eames House – Casa de Estudo Nº8 3
Localização e Implantação 4
Programa e soluções construtivas 6
Conclusão 14
Referencia Bibliográfica 15
Livros 15
Sites e Documentos Digitais 15
Fotos Comparações 15
Introdução
Em nossa análise critica sobre à Casa de Estudos Nº8 – Eames House, procuramos nos inteirar dos principais aspectos da obra, conhecer sua implantação e entorno materiais construtivos, suas inovações e tantos outros porquês, que envolvem está casa e sua importância dentro da arquitetura mundial.
Nossas pesquisas nos levaram a conhecer um pouco mais sobre quem foram Charles e Ray Eames, conhecer suas obras (arquitetônicas e de mobiliário), conhecer seu legado e de que forma eles continuam influenciando até hoje a arquitetura e o desenho industrial.
Eames House – Casa de Estudo Nº8
Entre os anos de 1945 a 1965, a revista Arts & Architecture, promoveu o concurso Casas de Estudo (Case Study Houses – CSH), para a construção de casa modelo em Los Angeles. Com o proposito de produzir protótipos de residências projetadas por arquitetos modernos de renome, a da exposição em Stuttgart de 1927.
Em 1946 Charles e Ray Eames são convidados a participar do concurso Casa de Estudo. O lote para a implantação da casa de estudo encontra-se na praia de Santa Mônica, Califórnia, LO. 1
Acreditamos que como o casal já vinha de algumas experimentações com material pré-fabricado e o intuito principal ao projetar a Casa de Estudo Nº8 era mostrar a potencialidade destes materiais, seja pela rapidez de construção, resistência, durabilidade ou conforto.
Dentre todos os sucessos do casal Eames podemos citar a “Plywood Series”, (1946), feita de madeira laminada moldada a vapor e prensa. Elas possuem forma orgânica e de grande