EAGLETON Ideologia Resenha
Resenha da Obra:
No começo da obra o autor expõe a o quão vago pode ser considerado o termo ideologia e demonstra que seu conceito ainda é muito amplo, cabendo a diversos significados que ele mesmo mostra de forma elencada.
Logo após ele faz uma divisão das formas que a ideologia em si pode ser vista, analisando que há casos onde apenas o pensamento ideológico já indica uma ilusão, ou dominação social ou até uma ferramenta de interpretação e entendimento do mundo. De qualquer forma o termo ainda é muito vago e representa para cada pessoa um significado diferente. Por isso o autor parte para o “uso cotidiano” da palavra, mostrando como o termo pode ser usado para gerar uma interpretação de seu ouvinte, as não dando ainda um significado exato.
Esse é o argumento central do texto neste inicio, o de que as ideologias em si podem ser muito bem definidas, mas o significado de tal palavra ainda é vago e seu significado cabe muito mais ao ouvinte do que ao seu emissor. Nesse ponto a defesa de um pensamento ou ideia com base ideológica é segundo autor um argumento sem base verídica, pois recaindo à ideologia, este seria um tipo de fanatismo, sem veracidade, isso é claro partindo do ponto em que a ideologia ainda não tem seu significado definido ainda e que ela possa ser entendida como um conjunto de ideias “sem verdades”. Sendo defendido até por Durkheim.
Mas logo após o autor já parte para outra visão de significado para ideologia, levando em conta que este é um conjunto de ideias que determinam nossas atividades e opiniões, de forma flexível ou não, racional ou não, embora o autor mesmo diga que uma visão ideológica sobre algo recai muitas vezes em um pensamento menos flexível, dependente de tradições e formas rígidas de ação, nos levando a ações menos adaptáveis a nossa atual realidade. “Tentar alcançar algum objetivo político modesto e