EA I I 6039 INSERIDA
370 palavras
2 páginas
UFCD 6039Técnicas de manutenção Todo o equipamento ou bem está sujeito a um processo de deterioração, especialmente se estiver em actividade ou funcionamento, para o qual foi concebido. Para que a produtividade de uma instalação fabril, constituída por uma diversidade enorme de equipamentos ou bens, tenha resultados positivos, é necessário que todos eles sejam mantidos nas melhores condições de funcionamento. O objetivo principal é a obtenção de níveis produtivos elevados dos equipamentos ou bens. Devemos, contudo, ter em atenção os fatores associados ao objetivo e que poderão, de algum modo, criar situações divergentes.
Tem a ver com a segurança dos operadores, com a segurança dos equipamentos e, de uma forma genérica, com a segurança da comunidade. A manutenção tem aqui uma ação importante, pois compete a ela criar condições para a deteção, avaliação e controlo dos riscos potenciais a que os operadores possam estar sujeitos.
Tipos de Manutenção
Manutenção preventiva sistemática e executada em intervalos fixos de tempo e normalmente utilizada nas operações lubrificação, nas verificações periódicas obrigatórias e na substituição e na substituição de componentes com custo reduzido.
Manutenção preventiva condicionada e realizada em função do estado dos componentes e também chamada de manutenção inteligente, já que a intervenção se faz apenas com manifestação da necessidade e geralmente aplicada a máquinas vitais para produção, a equipamentos cuja avaria compromete a segurança e a equipamentos críticos, com avarias caras e frequentes.
Manutenção curativa e aplicada aos equipamentos cuja indisponibilidade tenha pouca importância sobre a produção e cujo custo anual suposto de reparação, bem como as avarias imprevisíveis sejam aceitáveis, correspondem aos problemas aleatórios surgidos e que se aplica apenas apos a avaria.
Organização Estrutural da Manutenção
A estrutura organizacional da manutenção será tanto mais complexa quanto mais a empresa em causa assim o