E1 11 1
CURSO ONLINE DA CASA
VIRTUAL LUZ ESPÍRITA
ESPIRITISMO
Estudo Sistematizado
MÓDULO 1
Módulo I
11ª
LIÇÃO
1 – SÍNTESE DA OBRA
Se “O LIVRO DOS MÉDIUNS” é a dilatação do estudo da relação prática dos Espíritos com o nosso mundo, a terceira obra da codificação é o estudo filosófico-religioso da Doutrina
Espírita, tendo como base os ensinamentos de Jesus Cristo tirados dos evangelhos bíblicos. É a interpretação da parte moral da Terceira Revelação.
Foi lançado em abril de 1864, com o título “IMITAÇÃO DO EVANGELHO” e recebeu o nome definitivo – “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” – a partir da terceira edição.
É um livro belíssimo, de cujo conteúdo confortador, iluminador, e encorajador. Numa palavra, é o guia de conduta moral do Espiritismo.
2 – CONTEÚDO DA OBRA
Inicia com um “Prefácio” maravilhoso, assinado pelo Espírito “Verdade” (ver “Palavra
Espírita” da 2ª lição deste caderno).
Na “Introdução”, Allan Kardec faz uma rápida amostragem do livro e seus objetivos; da autoridade da Doutrina Espírita; faz uma análise do contexto histórico da base evangélica; e mostra o paralelo entre as filosofias de Sócrates-Platão e o Cristianismo.
O núcleo é composto de capítulos pelos quais são distribuídos os temas. Basicamente, os assuntos são interpretados mediantes citações interligadas extraídas dos evangelhos bíblicos, sobre as quais o codificador reuniu as “Instruções dos Espíritos”.
No final, (capítulo XXVIII) traz uma coletânea de preces espíritas para as mais diversas ocasiões. Entanto, essas preces não são receitas formais ou fórmulas cerimoniais, como é de praxe no religiosismo comum. Eis a definição de Kardec:
Os Espíritos têm dito sempre: “A forma não vale nada, o pensamento é tudo.
Então, cada um ore segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração”. (...)
Assim, não temos que considerar esta coletânea como um formulário absoluto e único,