Día de San Valentin
El Día de San Valentin en España
2015
Monteiro - PB
Introdução
O Día de San Valentín, comemorado em 14 de fevereiro na Espanha e também em várias partes do mundo, é parecido com o nosso 12 de junho, dia dos namorados. Diferentemente do nosso país, a comemoração de San Valentín envolve a troca de mensagens, presentes, flores, doces, chocolates também entre amigos e familiares, não só entre os namorados.
Desenvolvimento
1. Quem foi San Valentin?
São Valentim foi um pároco da cidade de Terne que viveu em Roma no século III. Naquela época, o imperador Claudio II tinha proibido que os soldados se casassem porque, segundo ele, os homens solteiros eram melhores soldados e arriscavam-se mais pela pátria. O bispo dedicava-se a casar os soldados em segredo contra as ordens do imperador e, quando este ficou sabendo, ordenou que os detivessem. Valentim foi condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.
Os dois apaixonaram-se Asterius, milagrosamente, recuperou a visão. Valentim chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: De Seu Valentin, expressão que até hoje é utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C
2. Como surgiu o dia de São Valentim?
Dois séculos depois, no ano de 496, o papa Gelásio I escolheu Valentim como símbolo dos enamorados. No entanto, toda a saga do mártir é incerta. Há pelo menos três religiosos com o