Dynamic Systems Development Method
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (do inglês Dynamic Systems Development Method - DSDM) é uma metodologia de desenvolvimento de software originalmente baseada em "Desenvolvimento Rápido de Aplicação" (RAD). Esta metodologia, visa desenvolver uma aplicação com a qualidade desejada sem ultrapassar limites de tempo e orçamento.
(RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação (em português), é um modelo de processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias).
Como o RAD o DSDM é uma metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental que enfatiza o envolvimento constante do usuário.
Seu objetivo é entregar softwares no tempo e com custo estimados através do controle e ajuste de requisitos ao longo do desenvolvimento. DSDM é um dos modelos de Metodologia Ágil de desenvolvimento de software, e seu formato é propriedade da Agile Alliance.
Nas metodologias ágeis não existe a necessidade em gerar muita documentação. Esta metodologia e orientada ao código propriamente dito, planejando os passos para o desenvolvimento destes e documentando – o.
Características das metodologias ágeis : São flexíveis, ao invés de estáticas e previsíveis. Pois são preparados para as mudanças que pode ocorrer no desenvolvimento. Tendem a ser processos que se adaptam e melhoram com as alterações.
São orientadas às pessoas e não aos processos. Estes métodos baseiam-se na suposição de que nenhum processo alguma vez irá ultrapassar as capacidades da equipa de desenvolvimento.
Portanto, o seu papel neste processo é suportar a equipa de desenvolvimento no seu trabalho e dar-lhes a perceber o que realmente necessitam.
A DSM surge como uma extensão do RAD ( Rapid Application Development ) focado em projetos de Sistema de Informação caracterizado por prazos e orçamentos apertados. A DSM aborda os problemas que frequentemente ocorreram no