dwdwwdw

847 palavras 4 páginas
A tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada por um bacilo aeróbico Mycobacterium tuberculosis, descoberta por Aristóteles que descreveu sua natureza contagiosa, dando origem a um importante estudo da medicina, a tisiologia. Essa patologia teve seu numero de contagio consideravelmente aumento após a revolução industrial, pois os agregados urbanos fizeram com que ocorresse a elevação no numero de infecções , tronando-se assim o quarto maior causador de mortes na Europa durante o século XIX, conhecida também como “praga branca”. Tratamento: A doença tuberculose, anterior a descoberta de sua cura eficaz, tinha como tratamento o repouso ao ar livre, no entanto, metade dos pacientes infectados acabavam chegando a óbito devido a falta de um tratamento que resultasse em sua cura. Apôs a descoberta de uma “caverna tuberculosa” no tórax através da radiografia, foi possível compreender a doença de maneira mais específica, sendo possível encontrar um tratamento eficaz para essa doença, como a estreptomicina, teve algum resultado. Posteriormente o tratamento foi alterado para a isoniazida e rifampicina que passaram a ser utilizadas como tratamentos de melhor eficacia nos pacientes portadores da tuberculose, diminuindo seu índice infeccioso de 50% para 10%, sem a necessidade de uma colapsoterapia (Cirurgia de obliteração da cavidade infectada).

Agente etiológico:

O agente causador da tuberculose é o Mycobacterium tuberculosis, entretanto, a doença pode ser causada por outros agentes do complexo das micobactérias, tais como M, bovis e M. africanum. Essas micobactérias são caracterizadas por bacilos de coloração álcool-ácido resistentes (B.A.A.R).

Método de Zihel-Neelsen: Utiliza a bacterioscopia para identificar o bacilo requerido. Nesse processo de identificação é utilizado carbol-fucsina para corar a lâmina, para depois ser aquecida e descorada com álcool e ácido, acrescentando o azul de metileno para coloração

Relacionados