Dwdm
Dense wavelength Division Multiplexing
Eldair F. Dornelles, Eliézer S. Prigol, Renato P. D. Albuquerque
Curso de ciência da computação
Universidade Reg. do Noroeste do Estado do Rio G. do Sul (UNIJUI)
Ijuí - RS - Brasil
Resumo: Neste artigo será apresentado um resumo sobre a tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), multiplexação de divisão de comprimento de onda densa, tecnologia desenvolvida para aumentar a banda das fibras óticas já implantadas. O trabalho desenvolvido abaixo esta assim organizado: A seção 1 contem a introdução sobre o assunto, na seção 2 contem o desenvolvimento do trabalho, onde serão apresentados, funcionamento, aplicações, vantagens e perspectivas futuras, por fim na seção 3 são apresentadas as conclusões.
1. Introdução: O uso de fibra ótica vem sendo utilizada para transmissão a longa distancia, já alguns anos, com o decorrer do tempo novas tecnologias e serviços são desenvolvidas e oferecidas aos clientes, dessa forma, vem aumentando massivamente a transmissão de dados por esses meios. Para suportar a alta demanda de transmissão de dados, alternativas foram desenvolvida, entre elas a DWDM, tecnologia que permite enviar simultaneamente vários comprimentos de onda através de uma fibra monomodo.
2. DWDM A tecnologia DWDM consiste em num processo através do qual são multiplexados cores diferentes, portanto, de diferentes comprimentos de onda de um sinal ótico para uma fibra ótica monomodo, devido ao comprimento de onda único de cada sinal, transmissões simultâneas de diferentes tipos de sinais são possíveis. Este processo tem o potencial de aumentar a capacidade de uma fibra ótica. 3.1. Funcionamento Para que a tecnologia DWDM possa ser aplicada são combinadas algumas técnicas e dispositivos, tais como, emissor de luz, multiplexador, amplificador, demultiplexador e detectores de luz. Em [GTA/UFRJ 2012a] e [GTA/UFRJ 2012b] é apresentado uma relação das técnicas e componentes