RESUMO DWDM
DWDM
Efeitos Não-Linearidades da Fibra
O espalhamento da luz pela partícula do aerossol está governado pelo parâmetro de tamanho α que relaciona o tamanho da partícula com o comprimento de onda λ de radiação incidente.
A interação da luz com as partículas do aerossol está descrita em termos da distribuição angular da luz espalhada. O modelo de espalhamento angular da luz depende principalmente do índice de refração e do parâmetro de tamanho α. O plano que se forma entre o feixe de luz incidente na partícula do aerossol e os raios da luz espalhada é chamado plano de espalhamento, e o ângulo formado por eles é chamado ângulo de espalhamento θ. A luz espalhada por uma partícula é um indicador sensível do tamanho da partícula, o que permite medir o tamanho das partículas de aerossol com simples instrumentos. A luz espalhada é responsável pelos efeitos ópticos causados pelos aerossóis. A teoria geral do espalhamento da luz pelos aerossóis foi desenvolvida em 1908 por Mie e fornece a equação da intensidade de luz espalhada por uma partícula em qualquer ângulo θ, mas precisase conhecer o índice de refração (m) e o parâmetro de tamanho (α). O espalhamento da luz por partículas individuais depende do tamanho, forma, índice de refração da partícula e do comprimento de onda da luz incidente. Existem dois mecanismos de espalhamento da luz, o espalhamento de Rayleigh e o espalhamento de Mie.
O espalhamento de Rayleigh ocorre quando as dimensões das partículas espalhadoras são muito menores que o comprimento de onda do feixe incidente. O espalhamento de Mie acontece quando o tamanho das partículas espalhadoras são da mesma ordem de magnitude que o comprimento de onda do feixe incidente.
Espalhamento Brillouin Estimulado
O processo de espalhamento Brillouin espontâneo decorre das flutuações nas propriedades do meio como densidade, permissividade elétrica, índice de refração, etc. Essas flutuações sempre existem, são intrínsecas