Duvidas de português
Por Fabrício Dutra
Existem algumas dúvidas em Língua Portuguesa que nos remetem diretamente à remota época da “Tia” da escola. Diariamente, no stress constante dos concursos, os alunos se preocupam com regras realmente intrincadas de Gramática, como concordância, orações subordinadas, paralelismo, reescritura de frases (ou paráfrase). Deixam de lado, no entanto, algumas questões básicas de ortografia, talvez por mero preconceito, afinal, “isso é muito básico, é da época da escola”. Resultado: no momento da produção textual, surgem dúvidas que pareciam simples – no nível do Ensino Fundamental –; porém, muitos candidatos cometem deslizes comprometedores. Abaixo, algumas dúvidas frequentes de Língua Portuguesa que serão explicadas, em caráter definitivo. 1. Há x A - Vocábulos que possuem a mesma pronúncia, porém funções completamente diferentes.
2. Onde x Aonde - Alguns versam que com os verbos de movimento, usa-se aonde e com os verbos estáticos, onde. Cuidado!
De fato, as ocorrências da forma aonde serão com verbos de movimento, contudo, não é todo verbo de movimento que vai exigir tal forma.
Usar-se-á a forma aonde apenas quando o verbo de movimento EXIGIR preposição A. A preposição A, desse modo, aparecerá junto de ONDE quando algum verbo exigir.
3. Mas x Mais - Parece algo simples, todavia, devido ao GRANDE número de ocorrências que sucedem desse erro, seria um pecado não abordá-lo neste artigo. Usa-se o método da substituição em caso de dúvida. 4. Afim x A fim - Pronúncia idêntica, funções e usos diferentes 5. Em vez de x Ao invés de - Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o uso das duas formas não é indiscriminado. Vejamos: 6. De encontro a x Ao encontro de - Qual está correta? Como empregá-las? Qual o significado dessas expressões? Vamos à diferença.
7. Demais e De mais - Palavras homófonas (mesma pronúncia), porém com uso e classes diferentes.
8. Em