Dutovias do Brasil
Orlando L. Brasil Aka-V
Higor Melo
Jean Serutti
JAHU
Abril / 2014
Modal dutoviário no Brasil
A dutovia é um dos mais importantes modais de transporte. Nos Estados Unidos, este modal representa quase 17% da matriz de transportes medida em TKm (tonelada-quilômetro). Porém, no Brasil, este modal, apesar de representativo, está concentrado em poucas empresas e tem pequena participação relativa na matriz. São ainda discutidas as principais características desse modal no que se refere a vantagens, desvantagens, produtos transportados, custos e perspectivas.
Como funciona: Esse tipo de transporte, pode ser definido como aquele que é efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos, realizado por pressão sobre o produto a ser transportado ou por arraste desse produto por meio de um elemento transportador.
Produtos que são transportados:
Derivados de Petróleo (gasolina, diesel)
Gases (nafta, gás natural, GLP)
Álcool
Produtos químicos
Minérios (bauxita, níquel, minério de ferro, calcário, carvão)
O modal dutoviário pode ser dividido de acordo com o material transportado, em três classes:
Oleodutos
Minerodutos
Gasodutos
Empresas que usam o modal dutoviário:
Algumas empresas ganham destaque quando o assunto é dutovia.
A TRANSPETRO: Criada em 12 de junho de 1998, a TRANSPETRO - Petrobrás Transporte S. A. atua nas áreas de transporte marítimo, dutoviário e na operação de terminais de petróleo e derivados. Entre as atividades previstas estão os serviços de transporte e armazenamento de combustíveis através de dutos, terminais e embarcações, bem como a construção e operação destas instalações. Opera mais de 9.789 km de oleodutos e gasodutos.
TSB: Criada em 23 de março de 1999, a TSB - Transportadora Sulbrasileira de Gás é o consórcio responsável pela construção e administração do Gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre, com 615 km de extensão. O principal objetivo é suprir a