Durkheim
Conceitos de Durkheim:
1. Holismo metodológico;
2. Método funcionalista;
3. Divisão do trabalho social (solidariedade mecânica e orgânica);
4. Anomia;
5. Os 3 tipos de suicídio;
6. Religião;
7. Consciência coletiva;
8. Função;
9. Direito repressivo e restitutivo;
10. Sociedade segmentada.
Respostas:
1) A explicação da vida social tem se fundamento na sociedade, e não no indivíduo. A tarefa da sociologia deverá se encaminhar na explicação de como o todo (sociedade) condiciona suas partes (indivíduo), como o objeto explica o sujeito. É a sociedade qe age sobre o indivíduo, modelando suas formas de agir, influenciando concepções, condicionando e padronizando o comportamento.
Holós, grego, significa “todo” e, holismo: todo predomina sobre suas partes.
2) Os fatos sociais não existem por acaso, mas sim por que cumprem uma função; comparando a sociedade com um corpo humano, onde cada órgão (leis, governo, lazer, religião, escola...) cumpre uma função = MÉTODO FUNCIONALISTA.
“Quando nos lançamos na explicação de um fato social, temos de investigar separadamente a causa eficiente que o produz e a função que ele desempenha”.
3) Solidariedade mecânica: onde os indivíduos partilham de uma “consciência coletiva” comum, havendo total predomínio do grupo sobre os indivíduos, sobrando pouco espaço para a individualidade, os obrigando a viver em coletividade (sociedades do tipo simples, onde há o predomínio da punição aos transgressores para mostrar aos outros membros do grupo o quanto custa desviar-se das regras coletivas: direito repressivo).
Solidariedade orgânica: os indivíduos passam a depender um do outro, pois estes exercem funções muito específicas que são vitais para o funcionamento do sistema social, o que gera a solidariedade entre os indivíduos, que se tornaram interdependentes. Porém o declínio da consciência coletiva e os anseios de liberdade podem levar a um excesso de egoísmo, podendo colocar o indivíduos em choque entre eles,