durabilidade e vida util do concreto
O trabalho apresentado é um estudo de fenômenos naturais e mecânicos que influenciam na vida útil do concreto. A partir destes estudos são feitos planejamentos visando o melhor preparo para se evitar ao máximo a deterioração do concreto..
Sumário
1 INTRODUÇÃO
DURABILIDADE
2 CONCRETO
"O concreto é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos, com ou sem a incorporação de componentes minoritários (aditivos químicos e adições), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento", define Inês Battagin, superintendente do CB-18 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2.1 HISTÓRIA DO CONCRETO
Desde os primórdios, o homem utilizou materiais com características aglomerantes em suas obras, principalmente na construção de abrigos. Os Babilônios, por exemplo, utilizavam argila não cozida misturada com fibras vegetais.
Para se falar da história do concreto, devemos nos remeter a história do cimento, que se iniciou no Egito Antigo, quando em suas pirâmides era utilizado um tipo de calcário calcinado.
Já em Roma e na Grécia antigas, era utilizada uma cinza vulcânica hidratada, de nome pozolana, encontrada apenas no sul da Itália, nas imediações do Monte Vesúvio, próximo à cidade de Pozzuoli, de onde o nome se originou. A ponzolana é um agregado miúdo, que, reagindo com cal e água, endurece formando uma pedra artificial resistente mesmo quando submersa. Junto com a cal e a água eram colocadas pedras de diferentes tamanhos, mantendo-as unidas e formando assim o que se pode considerar o primeiro concreto da história.
Já no século XVIII,a construção do farol de Eddystone levou o inglês John Smeaton a iniciar pesquisas para encontrar um aglomerante mais resistente para suportar a agressividade marinha. Esse fato contribuiu para surgir as primeiras iniciativas de industrialização do concreto. Em