Duque de caxias
3.9. REFINARIA DUQUE DE CAXIAS (REDUQ) - Duque de Caxias/RJ
Resumo histórico: A mais completa refinaria da Petrobrás foi inaugurada, em 1961. No começo eram apenas seis unidades, além da casa de força.
A primeira planta de lubrificantes foi instalada no início da década de 70. Nos anos 80, foi a vez do gás natural. No final do século passado, foram instaladas unidades com foco na qualidade e diversificação dos produtos e de proteção ao meio ambiente. Entre elas, a de hidrotratamento de querosene de aviação e diesel e outra para recuperação de enxofre.
Com um processo contínuo de modernização, a refinaria comercializa mais de 50 produtos.
Principais produtos: lubrificantes, gasolina, óleo diesel, querosene de aviação, GLP, bunker e nafta petroquímica.
Capacidade instalada: 23 mbbl/d
Área: 13Km²
Contribuição em impostos: R$ 1,2 bilhão/ano
Refinaria de Duque de Caxias - Reduc é hoje a mais completa e complexa refinaria do sistema Petrobras, tendo sido inaugurada, em 1961, com apenas seis unidades, além da casa de força. Localiza-se na Rodovia Washington Luís, km 113,7, no distrito de Campos Elísios (Duque de Caxias).
O complexo industrial da refinaria é distribuído numa área de aproximadamente 13 km² e é responsável por cerca de 4,8 bilhões de reais por ano em impostos pagos ao governo. Um total de 52 produtos 1 são comercializados por esta refinaria, dentre estes óleos básicos para lubrificantes, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene de aviação, parafinas, óleo combustível e aguarrás.
Esquema de refino
Uma série de unidades de processamento estão organizadas compondo o esquema de refino mais completo dentre as refinarias brasileiras. Dentre as unidades operacionais desta refinaria, destacam-se: FCC (craqueamento catalítico em leito fluidizado), destilação atmosférica e a vácuo (3 conjuntos, 1 para combustíveis e 2 para lubrificantes), reforma catalítica, 6 unidades de hidrotratamento (HDT), desasfaltação (2), além