Dudecil de sulfato
Dodecil sulfato de sódio está em suas mãos e na boca também! Você acorda de manhã e escova os dentes. Mas você já se perguntou o que a sua pasta de dentes ou uma barra de sabão contém? Bem, eles contêm uma substância conhecida como SDS (Sodium dodecyl sulphate).
O que é Dodecil sulfato de sódio?
Dodecil sulfato de sódio ( SDS) , também conhecido como lauril sulfato de sódio ( SLS ), é uma substância que se encontra na pasta de dentes, detergentes e sabões líquidos e é utilizado para os estudos de proteínas diferentes em Bioquímica. No seu estado purificado, o SDS é um pó branco com um peso molecular médio ( MW ou FW 288,38 , C12H25O4SNa) . Uma forma modificada do SDS é lauril sulfato de sódio (MW ou FW 418,53 , C12 2 NH25 4 nNaO4 + NE) . Ambos estes compostos têm uma série de usos científicos e doméstico.
Dodecil sulfato de sódio no Cotidiano
SDS desempenha um papel importante nas casas como têm características de formação de espuma que são utilizados nos dentífricos, sabonetes líquidos e detergentes líquidos.
Cremes dentais geralmente contêm SDS que ajuda a separar, remover alimentos e detritos dentro e ao redor dos dentes e gengivas, ajudando a prevenir a cárie dentária e a periodontite das gengivas. Lavagens de mãos, sabonetes líquidos e alguns detergentes para a roupa usam SDS para remover a sujeira e detritos.
Dodecil sulfato de sódio no Laboratório
Dodecil sulfato de sódio é usado durante o processo de purificação de proteínas e é usado para estudar os pesos moleculares da proteína através de uma técnica chamada de eletroforese de poliacrilamida. As proteínas são dissolvidas em uma solução de Dodecil sulfato de sódio, que é um detergente aniônico que liga uma molécula de SDS para cada dois resíduos de aminoácidos na molécula de proteína inteira.
SDS é um detergente que promove uma cadeia linear ou uma endireita a configuração não globular das proteínas