Estudo sobre descontaminação da agua dos esgotos
Poços de Caldas – MG
Dezembro/2014
Sumário
1. Introdução .............................................................................. 03
2. Objetivo................................................................................... 04
3. Referências Bibliográficas.......................................................05
1
1. Introdução
Problemas com a falta de água estão sempre chamando a atenção na mídia. São épocas em que há chuvas intensas em que acontecem vários desastres, e outras épocas em que não se vê nem de longe passar a chuva. Principalmente nessas épocas de escassez de chuva, pensamos em soluções para se arranjar mais água. Mais primeiramente temos que pensar como reutilizar o que ainda temos.
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como micro-organismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.
Um tipo de água que temos, ou melhor, que nós mesmo poluímos, é a água que vem do esgoto, aquela à qual jogamos todo o lixo de nossa casa nela. Tratando o esgoto, para se tornar uma água pura e potável, teríamos mais uma fonte potável de água, e um problema ambiental a menos.
Os esgotos, por se tratarem de grandes quantidades de líquidos, quase sempre tem como destino final um córrego ou um rio, mas antes, podem transitar pelo solo, por