dtuif
DTUIF
(DOENÇA DO TRATO INFERIOR FELINO)
Sumário
RESUMO
As doenças do trato urinário inferior de felinos são causas comuns que acometem os gatos apresentados para cuidados veterinários. Dentre as doenças, as cistites idiopáticas e as obstrutivas são as mais comuns, enquanto as de origem infecciosa, neoplásicas e parasitárias são mais raras.
A cistite idiopática não tem predileção racial, acomete animais jovens e de ambos os sexos, enquanto as obstrutivas (principalmente os tampões uretrais) ocorrem principalmente em machos jovens e, sem predileção racial. As infecções do trato urinário são raras na rotina da clínica, porém quando ocorrem, geralmente são de origem iatrogênica (tentativas descuidadas de passagem de sonda). Essa revisão tem por objetivo descrever as diferentes doenças do trato urinário inferior de felinos, assim como seu manejo e tratamento.
INTRODUÇÃO
A doença do Trato Urinário Inferior de Felinos (DTUIF) descreve uma série de alterações do trato urinário inferior do gato doméstico com etiologias diversas caracterizadas por um ou mais sinais clínicos como disúria (dificuldade de micção), estrangúria (micção dolorosa), hematúria (presença de sangue na urina), Polaquiúria (frequência de micção aumentada), diminuição do volume miccional; acompanhados ou não de obstrução uretral parcial ou completa. Os sinais clínicos podem estar associados às agentes infecciosos, traumas, neoplasias de bexiga e uretra, tampões uretrais (urólitos e/ou cristais) ou ainda a outros fatores não totalmente elucidados constituindo-se verdadeiro desafio diagnóstico e terapêutico para o clínico veterinário. Alguns fatores como idade, sexo e estado reprodutivo podem aumentar a incidência da doença, que se encontra entre as causas mais comuns de alterações em felinos apresentados para cuidados veterinários. A DTUIF representa um