Emg. Civil
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
SOLUÇÕES, CONCENTRAÇÕES E DILUIÇÕES
ILHÉUS-BAHIA
2013
SUMÁRIO
RESUMO
A quantidade máxima de soluto que conseguimos dissolver numa dada quantidade de solvente, a certa temperatura, é chamada de coeficiente de solubilidade. Sabemos que solução é a mistura entre substâncias, onde temos como resultado uma mistura homogênea. Podemos classificar as soluções em saturadas, insaturadas e supersaturadas. Dizemos que uma solução é saturada quando o solvente não consegue dissolver mais soluto, em uma dada temperatura, isto é, atingiu seu coeficiente de solubilidade. Uma solução é dita insaturada quando, a certa temperatura, ele ainda consegue dissolver soluto, mas não atingiu seu coeficiente de solubilidade. E, por fim, a solução insaturada é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade. A temperatura influencia diretamente na solubilidade. Ela pode aumentar ou diminuir com a elevação da temperatura, dependendo do soluto em questão. A variação do coeficiente de solubilidade em função da temperatura é representada em um gráfico chamado de curva de solubilidade.
Figura : exemplos de curvas de aquecimento de algumas substâncias
A solubilidade dos gases diminui com o aumento da temperatura, a dos sólidos, geralmente, aumenta com aumento da temperatura. A solubilidade varia de soluto para soluto e também de acordo com o tipo de solvente.
Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro. Atividades comuns do dia a dia, como acrescentar água a um suco de fruta, misturar o detergente na água durante a lavagem de roupas, adicionar água a um medicamento ou aplicar solventes próprios às tintas para deixá-las mais fluidas são bons exemplos de diluição. O procedimento inverso à diluição é a concentração de soluções.
Ao diluir uma solução, a massa (m1) do soluto não se altera, sendo a mesma na solução inicial