dsvbsv
1156 palavras
5 páginas
Resumo1O livro ''admirável mundo novo'' mostra uma sociedade "perfeita" mostrada por Huxley através da história de uma jovem, pertencente a uma das castas altas, que conhece uma reserva de selvagens e uma selvage. Os dois personagens representam o antagonismo entre a nova e a velhas sociedades, os novos e os velhos padrões. Ela vive em uma sociedade formada por pessoas que desempenham um papel social e gosta dele, sem questionar ou desejar. O selvagem, Bernard Marx, sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Num reduto onde vivem pessoas dentro do passado.
Na obra, o autor mostra sua visão do futuro e profetiza um mundo bem diferente do que existia em sua época. Para ele, em 1931 vivia-se o pesadelo da excessiva falta de ordem, enquanto a sua fábula no século VII d. F. (depois de Ford) seria o pesadelo da ordem em demasia.
Huxley mostrou em Admirável Mundo Novo, uma civilização de excessiva ordem onde todos os homens eram controlados desde a geração por um sistema que aliava controle genético o condicionamento mental, o que os tornava dominados pelo sistema em prol de uma aparente harmonia na sociedade. Não havia espaço para questionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades eram controlados quimicamente pelo "Soma", sempre no sentido de preservar a ordem dominante. A liberdade de escolha estava restrita a poucas matérias da vida. As castas superiores eram decantadas em "betas", "alfas" e "alfas-mais" e se originavam de óvulos superiores, fertilizados por esperma superior, recebendo o melhor tratamento pré-natal possível. Já as castas inferiores, bem mais numerosas, recebiam um tratamento diferenciado: provinham de óvulos inferiores, fertilizados por esperma inferior, passavam por um processo de noventa e seis gêmeos idênticos retirados de um só ovo. Todos passavam por um processo de condicionamento, levavam anos escutando máximas didáticas sobre bons