DST's
*Hoje em dia, apesar de tanta modernidade, o sexo ainda é visto como tabu em diversas comunidades. Por isso, muita gente desconhece as doenças que podem ser adquiridas no ato sexual. O trabalho “DST – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS” traz para você quais são essas doenças, como detectá-las, como evitar a contaminação, bem como os tratamentos e as dicas de prevenção. Neste trabalho, entre outros assuntos, você vai saber um pouco mais sobre a AIDS, a doença que veio para mudar comportamentos e que ainda é uma triste realidade.
DESENVOLVIMENTO
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ouverrugas.10
BACTÉRIAS
*O cancro mole, úlcera mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. O cancro mole não é uma neoplasia, ou seja, não é cancro/câncer/tumor, mas sim uma doença infecciosa.
Causa
É uma infecção bacteriana causada por uma bactéria Gram-negativa e anaeróbica, o estreptobacilo Haemophilus ducreyi. É uma doença encontrada principalmente em países em desenvolvimento, mais prevalente em grupos socioeconômicos baixos.
A bactéria ataca o tecido e produz uma ferida aberta, chamado de cancro mole ou úlcera, no ou perto da genital (pênis ou vagina). A ferida/úlcera/cancro pode sangrar ou produzir um fluido contagioso que espalha bactérias no contato com pele ou mucosa de outra pessoa.
Sinais e sintomas
Após a infecção os sintomas demoram entre um dia e duas semanas até aparecer, começando pelo o cancro mole, normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pênis no homem, ou nos lábios(genitais) maiores ou menores da vulva na mulher.
O cancro mole é uma úlcera dolorosa, com cerca de 3-50 milímetros, que sangra facilmente, ocorrendo na região genital. Os seus bordos (bordas) são irregulares, mas bem definidos contra a pele normal. A