DST na Terceira Idade.
Nos últimos anos vem ocorrendo uma revolução na concepção e na prática da sexualidade com isso refletindo de forma indiscutível na terceira idade. Alguns fatores influenciaram diretamente neste processo, sendo que a vida sexual deixou de ser apenas uma função reprodutora tornando-se fonte de satisfação e realização pessoal em todas as idades e por isso levou a o aumento notável e progressivo de pessoas que chegam a uma idade mais avançada em condições psicológicas, físicas satisfatórias em busca de uma vida sexual ativa, é irredutível para eles renunciar ao sexo. Contudo, precisamos cuidar das necessidades humanas e básicas do ser humano, principalmente do idoso, de uma forma integral em relação a sua saúde sexual, com auxílio de palestras e a assistência da enfermagem, orientando na forma de identificar o conhecimento em relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’). Durante a assistência sexual ao idoso, pode seguir estratégias, tais como, respeitar as ideologias do cliente, o seu "jeito de ser", não passar juízos de valor moral, saber como falar e quando falar e criar um ambiente adequado. A saúde sexual individualizada para esta população é visto que, várias pesquisas apontam para um futuro, onde a população de idosos será a maior do nosso país.
Portanto com o crescimento da população de idosos no mundo e o aumento das doenças DST`s e com o surgimento da AIDS isso nos levou a repensar na sexualidade e na necessidade de todos em buscar mais informações e discutirem mais abertamente sobre o contexto da sexualidade entre eles.
2.0 DESENVOLVIMENTO
O que é o idoso? O idoso é uma pessoa de 60 anos de idade ou mais. O envelhecimento são as alterações graduais irreversíveis na estrutura e funcionamento de um organismo que ocorrem como resultado da passagem do tempo, processo de envelhecimento em qualquer parte entre o nascimento e a velhice; outros fatores ambientais e