dsei alto rio negro
Reis, A; Riker, G. P; Souza, M ª. L; Loureiro, M ª. D; Araujo, M ª. N; Campelo, M ª. F. G; Almeida, M ª. G. C; Ferreira, M; Figueira, T; Correia, S.1 ; Santos Jr, Hernane2
INTRODUÇÃO
Entende-se que o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro é um subsistema de serviços de atenção básica de saúde dentro das áreas indígenas. Considerando que é resultante de uma rede, integrada e hierarquizada com complexidade crescente e articulada com a rede do Sistema Único de Saúde.
Desta forma as aldeias são atendidas por intermédio dos Agentes Indígenas de Saúde, nos postos de saúde, e pelas equipes multidisciplinares periodicamente e os casos que não forem atendidas no grau de resolutividade dos Pólos-Base do Alto Rio negro deverão ser referenciadas para a rede de serviços do SUS de Manaus.
Os povos Indígenas que residem no território do DSEI Alto Rio Negro padecem de graves problemas de saúde, como parasitoses, tuberculose, diarreia e moléstias dermatológicas ao qual exigem a definição imediata de um plano de ações preventivas.
DESCRITORES: Saúde Indígena; prevenção e controle, modelo adotado pela DSEI.
OBJETIVO
Objetivou-se descrever o funcionamento do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro acerca de sua estruturação das ações e serviços de saúde para garantir o acesso à atenção de média e alta complexidades e o incentivo para o processo de recuperação e cura dos pacientes indígenas.
Implantar metas de organização de atendimento à saúde hierarquizada pelo DSEI Alto Rio Negro que resolverá grande parte dos problemas de saúde dentro das aldeias e dos Pólos-Base, evitando a evolução de doenças para formas graves/severas uma vez que a detecção e resolução dos casos passa a ser precoce e mais eficiente. Com isso, haverá significativa redução de gastos com transportes para remoção de pacientes e com tratamentos de maior complexidade.
Implantar junto as Casas do Índio projetos