dsafa
2244 palavras
9 páginas
1. (PUC - RS) As substâncias indicadas no gráfico acima constituem os componentes não-minerais dos tecidos vivos. A maioria dos tecidos vivos tem ao menos 70% de I, cerca de 2% de II e, no restante, III. Considerando a correta composição dos tecidos vivos, os números I, II e III devem ser, respectivamente, assim substituídos:
a) I - água II - íons, pequenas moléculas e proteínas III - carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos
b) I - água II - íons e pequenas moléculas III - proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos
c) I - proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos II - pequenas moléculas III - água e íons
d) I - carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos II - água III - íons, pequenas moléculas e proteínas
e) I - carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos II - proteínas III - água, íons e pequenas moléculas
2. (UECE) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramo-nos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente:
a) glicogênio e proteína
b) vitamina e amido
c) amido e proteína
e) vitamina e glicogênio
3. (UEMG) A intolerância à lactose produz alterações abdominais, no mais das vezes diarréia. Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva chamada lactase, responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal digerida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na assim chamada diarréia osmótica, com grande perda intestinal dos líquidos orgânicos.
O texto apresentado acima e outros