DRYWALL
1. O que é significa a expressão “drywal”
Significa Parede seca, ou seja, sem presença de argamassas como nas construções em alvenarias
2. O que é?
São estruturas feitas para a confecções de paredes, forros, revestimentos e até mobiliários fixo
O drywal é composto por uma estrutura rígida formada por perfis de aço, nos quais são parafusadas as chapas de gesso especiais para o sistema.
A parede construída com chapas de Drywall é oca, e por seu interior passam as instalações que compõem a infra-estrutura de funcionamento do ambiente, como a fiação elétrica, sistemas hidráulicos, de telefo
3. Historico
Largamente utilizado na Europa e Estados Unidos, o sistema para paredes e tetos Drywall chegou ao Brasil há cerca de dez anos, conquistando inicialmente o mercado comercial e corporativo. Gradualmente, suas vantagens ganharam o setor residencial, chamando a atenção não só das grandes construtoras, como também dos consumidores finais, principalmente nas grandes capitais.
4. Quais as especificações?
A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos: . mecânicos,
. acústicos, . térmicos . comportamento frente ao fogo.
Para isso, deve-se especificar: a espessura dos perfis estruturais (48, 70 ou 90 mm); o espaçamento entre os perfis verticais ou montantes (400 ou 600 mm, em paredes retas; em paredes curvas, o espaçamento é menor, variando em função do raio de curvatura); se a estrutura é com montantes simples ou duplos e se estes são ligados ou separados; o tipo de chapa (Standard = ST; Resistente à Umidade = RU; ou Resistente ao Fogo = RF), a quantidade de chapas fixadas de cada lado (uma, duas ou três); e o uso ou não de lã mineral ou de vidro no interior da parede.
Exemplos de