Drogas ílicitas
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas versão On-line ISSN 1806-6976
SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) v.3 n.1 Ribeirão Preto ago. 2007 ARTIGO ORIGINAL Embasamento político das concepções e práticas referentes às drogas no Brasil La base política de los conceptos y de las prácticas relacionados con la droga en Brasil Political foundations of the concepts and practices related to drugs in Brazil
Jacqueline de Souza; Luciane Prado KantorskiII
I Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil.
II Professora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Federal de Pelotas; doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - Rua Victor Vapírio, 289 - CEP: 96020-250 - Três Vendas – Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Endereço para correspondência
RESUMO
Trata-se de reflexão teórica que tem como eixo a concepção da problemática das drogas nas políticas públicas brasileiras. Tal reflexão foi sistematizada a partir dos documentos: Política Nacional sobre Drogas e Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas. O objetivo é mostrar o panorama do modo como tais políticas orientam as ações da sociedade e, sobretudo, dos serviços de saúde no tocante ao uso e usuários de substâncias psicoativas no Brasil, bem como apresentar um quadro sobre a estruturação nacional dos órgãos relacionados às políticas públicas nesse setor, além disso, ressaltar os principais parâmetros que subsidiam a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas, possibilitando a visualização do lócus que ela ocupa na Política Nacional.
Palavras-chave: Drogas ilícitas, Políticas