Drogas e seus efeitos
1. INTRODUÇÃO 4
2. PRINCIPAIS DROGAS E SEUS EFEITOS 5
2.1 - Anfetaminas 6
2.2 - Cocaína 7
2.3 - Crack 8
2.4 - Ecstasy 9
2.5 - Heroína 10
2.6 - Lança perfume 11
2.7 - LSD 12
2.8 - Maconha 13
2.9 - Ópio 14
2.10 - Skank 15
2.11 - Solventes 16
3. Armas de uso restrito 16
4. Explosivos 18
5. Conclusão 24
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa esclarecer as drogas comumente utilizadas e os seus efeitos no organismo de quem as eventualmente a consomem.
Além disto, trata também das armas de uso restrito em nosso país e dos explosivos, itens estes que tem o controle realizado através de portaria do Exército Brasileiro.
2. PRINCIPAIS DROGAS E SEUS EFEITOS
Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que, ao serem introduzidas no organismo, atuam sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. A Lei nº 11.343, de 23 de agosto 2006, acrescenta, ainda, que drogas são substâncias ou produtos capazes de causar dependência.
As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito.
Depressoras - Substâncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranqüilizantes, o ópio (extraído da planta Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a heroína.
Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. Excitam especialmente as áreas sensoriais e motoras. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína (produzida das folhas da planta da coca, Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack.
Perturbadoras - São substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinógeno. Não alteram a velocidade dos estímulos cerebrais, mas causam perturbações na