Drogas Lícitas
Cigarro ( Nicotina )
O é uma pequena porção de tabaco seco e picado, enrolado em papel fino ou em palha milho (cigarro de palha), destinado ao fumo, sendo que o primeiro é industrializado e o segundo, manufaturado. O cigarro é uma droga lícita no Brasil, e por causa dela há milhões de pessoas enfrentando quadros clínicos irreversíveis e morrendo aos poucos em todo o país. Ele é o produto de consumo mais vendido no mundo, e trás um retorno econômico muito promissor para os que o comercializam. Causa cinqüenta vezes mais mortes que as drogas ilícitas, sem contar com a perspectiva de vida dos fumantes que é reduzida em um minuto, a cada minuto que estes passam fumando
Há centenas de substâncias nocivas na composição do cigarro, entre elas estão gases tóxicos, pesticidas, mais de quarenta substâncias cancerígenas, inseticidas, entre outros.
A nicotina ( C10H14N2 )é um alcalóide policíclico sendo o composto ativo do tabaco. É uma variação do composto chamado de pirrolidina. Esse composto consiste em um ciclopentano com um de seus carbonos substituídos por um nitrogênio.
Alcalóides por sua vez são compostos cíclicos formados primordialmente por carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. Encontrados geralmente em plantas. Alcalóides são geralmente conhecidos por afetar o sistema nervoso de alguma maneira. Alguns dos mais conhecidos são: a Atropina (conhecida também como beladona, um sonífero e calmante natural), Codeína e Tebaína (ambas presentes no composto conhecido como ópio, capaz de relaxar os músculos e até causar alucinações leves) e a própria nicotina.
Álcool
O principal agente do álcool é o etanol conhecido pelo seu nome usual, álcool etílico(C2H6O).
O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que