drogas licitas e ilicitas
Vulnerabilidades, riscos e formas de prevenção
DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
DROGAS – qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Geram alterações psicológicas que variam de acordo com o tipo e a quantidade da droga, as características de quem as ingere, as expectativas que se tem de seus efeitos e o momento em que são inseridas
DROGAS DEPRESSORAS
Drogas depressoras – diminuem a atividade de nosso cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento. Significa que a pessoa que faz uso fica “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. TIPOS:
Álcool; soníferos; ansiolíticos (diazepan); opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência – morfina, heroína, codeína, etc.); inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores,etc.)
DROGAS ESTIMULANTES
Drogas Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com que o usuário fique “ligado”, “elétrico”, sem sono.
TIPOS:
anfetaminas (diminuem a fome) cafeína cocaína crack nicotina outras drogas
DROGAS PERTURBADORAS
Drogas Perturbadoras – o cérebro funciona fora do normal, e a pessoa fica com a mente perturbada. TIPOS:
Cacto; Cogumelo; Daime; LSD; Maconha
OUTRAS DROGAS
Anabolizantes – substitutos sintéticos do hormônio masculino testosterona fabricado nos testículos.
Levam ao crescimento da musculatura e ao desenvolvimento das características sexuais masculinas. Efeitos: diminuição dos testículos, da contagem de espermatozóides, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento das mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata. Nas mulheres: crescimento de pêlos faciais, alteração do ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa, diminuição dos seios.
USUÁRIO DE DROGAS
Experimentador – experimenta a droga e não se