Drogas 2
De
Saúde Mental e Psiquiátrica
Drogas Ilícitas
Alunos:
2013
Introdução
Droga ilícita é toda e qualquer substância química proíbida por lei.
No uso corrente, trata-se de substância psicoativa produzida, vendida ou usada fora dos canais sancionados legalmente, porém qualquer outra substância, se produzida ou comercializada ilegalmente, é ilícita. As drogas liberam no cérebro a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
Droga lícita ou ilícita é um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas de todas as faixas etárias. Este é um problema de ordem social, a partir do momento em que suas conseqüências alcançam níveis quantitativos assustadores em todo o mundo. Ações preventivas no âmbito escolar é um tema que vem sendo defendido em diversos países com resultados promissores.
São chamadas de drogas psicoativas, as substâncias naturais ou sintéticas que, absorvidas pelo organismo humano, seja pela ingestão, injeção, inalação ou absorção da pele, penetram na corrente sanguínea e alcançam o cérebro, afetando o seu equilíbrio e provocando em seus usuários reações que variam da apatia à agressividade suas consequências são assustadoras.
Vício x Dependência
A dependência química é diferente de vício. É o impulso que leva a pessoa a usar uma substância química de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Para entender a dependência, o objeto de compulsão não é tão importante. Uma pessoa pode ser dependente do trabalho, do jogo ou das compras, das drogas, da comida, do álcool, de sexo – qualquer coisa feita de forma freqüente e compulsiva, da qual a pessoa não consegue se livrar e é absolutamente impotente perante ela. O vício é geralmente caracterizado pela necessidade compulsiva pela droga, é um hábito ou costume repetitivo adquirido que traz algum tipo de prejuízo ao viciado ou